quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Aprendendo a ouvir a voz de Deus


                       Leitura : I SAMUEL 3,1-11; 19-21

Introdução: Precisamos aprender a ouvir a voz de Deus. Jesus disse que suas ovelhas reconhecem a sua voz e a seguem: “As minhas ovelhas escutam a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.” (João 10,27). Mas isso requer aprendizado, como aconteceu com Samuel. Vamos tirar algumas lições desse texto, que podem levar a ouvir e atender a voz do Senhor:
1 – Precisamos ter revelação da Palavra de Deus – “Samuel não conhecia o SENHOR pois o SENHOR ainda não havia falado com ele.” (versículo 7). É diferente conhecer as coisas do Senhor e conhecer as coisas do Senhor, assim como é diferente somente ler a Bíblia e ter a Palavra de Deus revelada em nossa vida.
2 – Podemos confundir a voz de Deus com a voz humana - “Então o SENHOR Deus chamou: —Samuel, Samuel!—Estou aqui!—respondeu ele.  Então correu para onde Eli estava e disse: — O senhor me chamou? Estou aqui. Mas Eli respondeu: — Eu não chamei você. Volte para a cama. E Samuel voltou.”
3 – Os mais experientes podem nos ajudar a reconhecer a voz de Deus – ““Aí o SENHOR chamou Samuel pela terceira vez. Ele se levantou, foi aonde Eli estava e disse: — O senhor me chamou? Estou aqui. Então Eli compreendeu que era o SENHOR quem estava chamando o menino
e ordenou: — Volte para a cama e, se ele chamar você outra vez, diga: “Fala, ó SENHOR, pois o teu servo está escutando!” E Samuel voltou para a cama.” 
(versículos 8-9).
Assim como Eli, em sua experiência ajudou o menino Samuel a ouvir o Senhor, devemos ser humildes e acatar o conselho daqueles que nos lideram na fé.
4 – Ouvir a voz de Deus requer de nós atenção e consagração – “ Então o SENHOR veio e ficou ali. E, como havia feito antes, disse: — Samuel, Samuel! — Fala, pois o teu servo está escutando! — respondeu Samuel.”(versículo 10). Temos que parar tudo, nos reservar só para Deus, afim de que Ele nos fale. Daí a importância de termos diariamente um tempo pessoal de busca ao Senhor.
5 – Quando levamos a sério o que Deus nos fala. Ele passa a usar-nos como Seus porta-vozes – ““E Samuel cresceu. O SENHOR estava com ele e fazia tudo o que Samuel dizia que ia acontecer.
Assim todo o povo de Israel, do Norte ao Sul do país, ficou sabendo que Samuel era, de fato, um profeta do SENHOR. O SENHOR continuou a aparecer em Siló, onde havia se revelado a Samuel e falado com ele. E a palavra de Samuel era respeitada por todo o povo de Israel.
” (versículos 19-20). Aos que ouvem a voz de Deus e proclamam Sua palavra Deus transforma-os em profetas. Ele fala por essas pessoas.
Conclusão – Ouvir a voz de Deus é possível, basta querer ouvi-Lo e estar disposto a obedecê-Lo. Deus quer falar com você. Você está disposto (a) a ouvir a voz de Deus?

Nenhum comentário: